Arroio Araçá pede ajuda – Gilberto de Castro Fettuccia

Arroio Araçá pede ajuda - Gilberto de Castro Fettuccia

 A obra, pelo próprio autor:
‘Arroio Araçá pede ajuda’

     Ao elaborar a escultura, procurei transmitir o sentimento de cumplicidade com o meio ambiente e com a história da cidade de Canoas.

     Erramos com o arroio por falta de conhecimento – confundindo arroio com “valão”, e desconhecendo a importância deste recurso hídrico no passado, no presente e futuro. Erramos por desmerecer a força da natureza e a ação destruidora do progresso em prol da humanidade.

     A escultura é constituída de uma árvore – um pé de araçá – estilizando a silhueta de um indígena preocupado com a agonia das águas, simbolizada através de uma sereia em mutação. Desolado e pensativo o indígena elabora ações para convidar a todos aqueles que reconhecem a importância de preservar, recuperar e viabilizar o meio ambiente para viver melhor em harmonia – progresso e natureza, unidos por um bem maior – a água.

     Ao escolher os materiais para compor a obra, optei por reaproveitamento de materiais: restos de madeira, arame, jornal, papel colorido, argila e cola a base de água e farinha de trigo. Como acabamento, utilizei mosaicos de papel colorido para compor a riqueza das cores, a luz, a sombra, enfim o eterno movimento que se encontra na natureza.

     O Arroio Araçá precisa de amigos, de pessoas comprometidas e conscientes de que são através de pequenas ações, mas constantes, que podemos melhorar nossa existência onde vivemos.

     Apoio o projeto “Arroio Araçá: nosso rio guri”,  procuro conscientizar e semear a  preservação do meio ambiente através da Arte.

Gilberto de Castro Fettuccia
Artista plástico

* Projeto ambiental em defesa do Arroio Araçá em Canoas, RS :  http://picasaweb.google.com/arroioaracacanoas

Anúncios
Esse post foi publicado em Imagens e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s