Meio Ambiente e Paz – Ivana Maria França de Negri

Santuário do Senhor Bom Jesus, no centro velho de Pirapora, recebe milhares de romeiros
que ficam decepcionados e sufocados com a poluição do Rio Tietê

Meio Ambiente e Paz

                                        Ivana Maria França de Negri – Piracicaba , SP

Meio ambiente e paz. Tudo a ver! O Planeta clama por Paz.

Desde que os humanos se transformaram em seres robotizados, programados para fazer dinheiro e tiveram sua identidade divina confiscada, a paz tornou-se artigo em falta no mundo. Instalou-se a desarmonia, impedindo que  esse estado de espírito  aflore.

A inversão de valores faz com que o dinheiro seja transformado na meta primordial, no sentido e finalidade das vidas. E ele se transforma num deus idolatrado que deve ser buscado sem controle e sem escrúpulos. Viver tornou-se uma guerra. Sobrevive o mais forte, isto é, aquele que descobriu maneiras de  produzir mais dinheiro.

O mundo tornou-se um lugar onde tudo é de plástico, insípido e incolor. É de plástico o copo, o prato, o talher, os aparelhos domésticos, cada vez mais as embalagens tomam conta de tudo. O mundo é sintético, artificial!

Centenas ou milhares de anos são necessários para que o plástico seja reabsorvido  na natureza.. Ninguém se preocupa com isso. São embalagens, sacolas, bugigangas inúteis que vêm da China a preço de banana, tudo descartável após pouquíssimo tempo de uso. Nada é feito para durar como antigamente. Os rios agonizam, saturados de garrafas pet. Animais marinhos morrem ao engolir sacos plásticos pensando ser algas. Mulheres intumescem seios com plástico – silicone – e deixam de lado a maior prova de amor que se pode ofertar a outro ser humano: o ato de amamentar. A vaidade fala mais alto do que o instinto materno.

Nossos ouvidos são violentados com decibéis acima do que podem suportar. É a poluição sonora. E necessitamos de silêncio para ouvir a paz que sussurra ao nosso coração.

Somos obrigados a respirar fuligem por causa da ganância de alguns humanos insensíveis que poluem o ar sem se importar com a saúde dos outros. Eles têm dinheiro, podem construir hospitais e as pessoas irão reverenciá-los por isso.

Por causa da intransigência dos ditadores, perdemos milhares de inocentes nas guerras que só criam ódios, mágoas, rancores e plantam o desamor, repelente da paz.

Um dia o homem vai acordar e constatar que plástico não enche barriga. E verá que não pode se alimentar de plástico. Mas será tarde demais. Vai se afogar nos mares e rios plastificados que ele mesmo poluiu ao longo de séculos de ignorância e cegueira mental.

A humanidade apenas roga uma chance para sobreviver, para viver em paz. A natureza, gravemente enferma, pede clemência. Terá que vomitar de volta tudo o que depositam em suas águas, terras e ares. Gaia nos apresentará a conta de todo o mal que lhe causamos e a todas as formas de vida deste planeta.

Se nada for feito para reverter essa ordem, a humanidade, infelizmente, caminhará  para sua auto-destruição.

E que Deus tenha piedade de todos nós, poeira cósmica pensante, no dia do acerto final de contas.

__________________
Blogs da autora:
http://serveg.blogspot.com/
http://aprendendocomovoinho.blogspot.com/
http://bloguinho-infantil.blogspot.com/
http://golp-piracicaba.blogspot.com/ 
http://academiapiracicabana.blogspot.com/
http://centroliterariopiracicaba-clip.blogspot.com/

Imagens :
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/07/pobres-rios-poluidos-do-meu-brasil.html
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/03/03/pirapora-do-bom-jesus-sp-sofre-com-alagamentos-e-acumulo-de-poluicao.jhtm
http://www.piraporadobomjesus.sp.gov.br/noticias/254-pirapora-promove-manifesto-contra-poluicao-no-rio-tiete
Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas, Prosa e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s