Associação Amigos da Serra dos Cocais – Entrevista com Dalmace Capell Neto*

 início de setembro 2011 – Manifestação organizada por estudantes em defesa da Serra dos Cocais, em frente à Câmara Municipal de Valinhos. Este foi o primeiro ato para  fortalecer a luta contra a urbanização deste riquíssimo patrimônio natural.

* Entrevista com Dalmace Capell Neto, 32 anos, Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Marketing. É Presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais, de Valinhos, SP.
Entrevista realizada pelo site canal22valinhos.com.br

O que exatamente faz a Associação Amigos da Serra dos Cocais ?
A Associação Amigos da Serra dos Cocais foi criada para fortalecer a voz das pessoas que querem preservar este rico  patrimônio natural que é a Serra dos Cocais.
Estamos trabalhando na divulgação da importância da Serra dos Cocais para a região, com exposição itinerante, palestras nas escolas e levando pessoas para conhecer de perto o pouco de natureza que ainda nos resta, criamos também um blog para juntar todas as informações e tornar mais fácil a divulgação (
http://serradoscocais.blogspot.com/). 
Devido à grande pressão imobiliária a Associação está empenhada em não permitir que se urbanize a Serra dos Cocais de maneira predatória e sem planejamento, participando e convidando a população para participar das audiências públicas referentes aos projetos da prefeitura de alteração no Plano Diretor e no zoneamento da cidade, estamos participando também do Conselho Municipal de Meio Ambiente.  

Conte-nos um pouco sobre a Serra, e os benefícios que ela nos traz.
A Serra dos Cocais está situada entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo, nela nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Capivari, Ribeirão Pinheiros e do rio Atibaia, este último responsável por 95% do abastecimento de Campinas e outros municípios da região.
Seu subsolo possui um conjunto de cavernas granitóides, algumas consideradas como as maiores do Brasil.
Sua vegetação é uma transição entre mata atlântica e cerrado, abriga também um pequeno mostruário de flora seca da caatinga, um remanescente de vegetação da última fase seca da época da glaciação, de mais de 10 mil anos, nela habitam vários animais em extinção como a onça parda, o veado campeiro, jaguatirica, e muitos outros.

Quando Você se tornou presidente da Associação e qual a sua função nela ?
Sou presidente da Associação desde de sua criação há mais de dois anos, minha função é gerenciar as atividades, encontrar parceiros especializados e fazer com que a Associção e a própria Serra dos Cocais seja conhecida por toda a região, postando notícias, matérias e trabalhos científicos em nosso blog. 

A suposta urbanização da Serra, gerou muita revolta aos jovens  e aos cidadãos que apreciam a beleza da serra, nossa cidade poderia investir mais em turismo e divulgação dessa beleza presente e reconhecida por poucos? Quais são suas ideias e o que você acha que deveria ser mudado para haver melhoras ?
A revolta dos jovens é natural, sem apresentar estudos ou planejamento a Prefeitura de Valinhos e muitos Vereadores estão trabalhando para transformar quase todas as áreas rurais da cidade em áreas urbanas, a Serra dos Cocais é uma área muito delicada para ser tratada desta maneira, as pessoas ficam indignadas com esta forma de agir dos nossos políticos.
O turismo há muitos anos foi esquecido em Valinhos, a Serra dos Cocais tem um grande potencial com muitas cavernas, rios, paisagem nos topos dos morros, queremos criar corredores de mata para ligar a APA Campinas até a APA Jundiaí, formando um caminho natural para os animais e preservando o pouco de verde que resta no Estado de São Paulo.

Como fazer para se tornar um membro da Associação?
Para se tornar um membro é fácil, não tem custo, basta enviar um e-mail para serradoscocais@hotmail.com com seu nome e o nr do RG, e depois participar das reuniões da Associção.

O que se espera do futuro da Serra e o que pode acontecer se houver essa tal urbanização ?
A Serra dos Cocais é a única área verde entre os municípios da região, caso a urbanização aconteça, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Campinas se tornarão uma única e gigante metrópole, hoje não existe infra-estrutura para suportar este crescimento, só no primeiro projeto de condomínio serão mais de 30.000 pessoas, e nele não consta investimento na estrada por exemplo, quem vai pagar esta conta é a população.

Córrego na mata da Serra dos Cocais
Saiba mais  : http://serradoscocais.blogspot.com/
E aqui no Cantinho Literário : Haicais para a Serra dos Cocais (mata ciliar) – Clarice Villac
Esse post foi publicado em Entrevistas, Prosa e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Associação Amigos da Serra dos Cocais – Entrevista com Dalmace Capell Neto*

  1. Fatima Barreto Michels disse:

    Associações, entrevistas e pessoas que integram projetos assim é que precisam se multiplicar por este país. Gostei muito de conhecer as idéias aqui colocadas. Contaminar o Brasil com o respeito pela natureza é ir em busca da saúde para todos nós.Parabéns por esta entrevista! Abraço daqui de Laguna, do litoral sul de Santa Catarina. Ma de Fatima Barreto Michels

  2. Ivana Maria disse:

    Que bom que ainda existem idealistas que abraçam as causas ambientais. A maioria só pensa em lucros e riqueza e despreza o bem maior que é a natureza. Que Deus os abençoe e ajude em sua empreitada.

  3. Pingback: Corre o Córrego – Raul Motta | Cantinho Literário SOS Rios do Brasil

  4. ivanete araujo de souza disse:

    É
    um belo trabalho e dá trabalho conscientizar nosso povo de que daqui a 25 anos não teremos as belezas que existem.
    Estão de parabéns pelo esforço.
    Ivanete -MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s