Fogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual ! – Clarice Villac

Fogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual !

                                                                Clarice Villac − Campinas, SP

Nas festas de nossos dias, vem se tornando comum as pessoas soltarem fogos de artifício para comemorar. Os fogos de efeitos visuais colorem e enfeitam as noites com seu brilho, existe muita variedade no mercado, de grande beleza.

Porém, é urgente considerarmos que os fogos de efeitos sonoros como rojões causam um barulho, um impacto exagerado que assusta demais os bebês, as pessoas de idade, as crianças pequenas e os animais, domésticos e silvestres, que são pegos de surpresa, não compreendem o motivo e apenas sentem os efeitos assustadores que o barulho produz!

Os cachorros sofrem muito, alguns chegam a ter convulsões e até a morrer. Muitos animais domésticos saem correndo e se perdem, alguns se machucam, animais silvestres também são fortemente abalados, o pavor é imenso.

E nós, pessoas das cidades, vamos nos cercando de tantos sons, estímulos visuais, acúmulo de informações, nos acostumamos a uma multiplicidade de atividades simultâneas, que nem percebemos o ritmo da natureza, o canto das aves, o olhar dos cachorros, o ronronar dos gatos… Ouvimos pouco as pessoas mais idosas, pouco sabemos de seus sonhos e temores… o que sabemos do mundo das crianças pequenas?

Vivemos num cotidiano agitado, com nossa atenção dividida, e cada vez mais buscamos sensações extremadas para encontrar o prazer… Exageros, caricaturas, recordes, cifras, marcas, status, consumo…

Prazeres simples, sentar à sombra de uma árvore, contar uma história para uma criança, saborear uma romã madura, vendo os raios de sol e o cachorro brincar e saltar…

Quando foi a última vez que fizemos isso?

Nestas festas, pense nas sensações mais delicadas, nos bebês, nas crianças, nos idosos, nos cães, gatos, pássaros… Faça sua comemoração colorida no céu, se quiser, mas evite assustar com os fogos de barulho, evite soltar rojões !

Brinde com tim-tins de Harmonia !

©Deborah Derr McClintock

Conselhos para quem tem animais em uma vizinhança barulhenta : 

− deixe seu gato ou cachorro em um lugar seguro, ou dentro de casa, com as janelas e portas bem fechadas, para evitar que se assustem e tentem fugir

− antes de começar o barulho maior, fique junto com eles e aumente aos poucos algum aparelho de som, para que se distraiam e não se assustem com os fogos

− alguns veterinários indicam remédios fitoterápicos quando é necessário acalmar os bichinhos que se estressam mais, é preciso saber as dosagens corretas.

Cabe a nós a iniciativa de promover mudanças em nossos costumes, para melhor, para o bem-estar de todos !

Boas Festas !

os fogos de artifício

sem rojões, só coloridos

não serão grande suplício

a nossos bichos queridos

_______________
Imagens encontradas em :
http://www.examiner.com/pets-in-salt-lake-city/the-dog-days-of-summer-fun
–  Drawing by Deborah Derr McClintock – http://www.readthehook.com/101146/big-dog-thunder-fireworks-can-fool-rover
–  http://dawgsblog.wordpress.com/2008/10/20/dogs-hate-fireworks/
Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas, Poesia, Prosa e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Fogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual ! – Clarice Villac

  1. Jose Luis Soares disse:

    Olá pessoal!!! Muito bacana sua iniciativa de ajudar os animais e meio ambiente! Sempre é importante CONSCIENTIZAR e INFORMAR nossos amigos e semelhantes! Mas gostaria de ajudar vcs com algumas informações, os fogos ditos silenciosos (para nós humanos, pois eles detonam uma carga que os animais principalmente os pássaros ouvem) são os mais venenosos! São usadas muitas substancias tóxicas e cancerigenas! Temos alguns Documentos no nosso GRUPO do FB: ABAIXO FOGOS DE ARTIFICIOS que esclarecem detalhadamente isso. Fico a sua inteira disposição para colaborar nesta CAUSA! Fraterno abraço e fiquem na LUZ…Divina!
    Jose Luis Soares

  2. Pingback: Fogos fazem os animais se assustar e sofrer ! | Cantinho Literário SOS Rios do Brasil

  3. Pingback: Basta de fogos de artifício !– Armandinho – tirinha de Alexandre Beck | Cantinho Literário SOS Rios do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s