Pedágios – Santino Frezza; charges de Bira e Pelicano

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Pedágios

                              Santino Frezza

Na semana passada fui de carro a Brasília.

De Limeira até a divisa de Minas, pela via Anhanguera (estadual), são 7 pedágios num percurso de cerca de 330 km. Os valores variam de R$ 5,20 (Limeira) a R$11,30, em Ituverava. A distância entre uma praça de pedágio e outra é de cerca de 30 km, pouco mais ou pouco menos. A cobrança é feita nos dois sentidos.

A partir da divisa de Minas até Brasília, a rodovia passa a ser Federal (BR050), agora sob regime de concessão a uma empresa privada. Em todo o trecho mineiro, a rodovia está duplicada, inteiramente reformada, com piso novo, etc. Prontinha, portanto.

Em Goiás, da divisa mineira até Catalão, a rodovia tem pista simples, com piso novo, sinalização, terceira faixa nos locais necessários. A partir de Catalão até Brasília, a rodovia está em obras, com trechos já prontos, outros em fase de duplicação. Tudo por conta da concessionária.

Sabem quantos pedágios há na BR050, de Minas ao DF? Nenhum!

Sabem por quê? Porque o contrato prevê a cobrança apenas quando um determinado percentual da obra estiver concluído (não sei qual, mas não é pequeno, eis que grande parte está pronta).

E qual o valor a ser cobrado? Não sei, não pesquisei, mas creio que seguirá o padrão das demais federais pedagiadas que conheço: Fernão Dias e Régis Bitencourt.

Os valores nessas rodovias variam de R$1,30 a R$ 1,50 (valores em outubro de 2013, quando as utilizei pela última vez) para andar cerca de 70 km entre uma praça e outra.

E por que a diferença com as estaduais paulistas?

Simples: as federais preveem em seus processos de licitação a concessão a quem oferecer o menor preço.

As estaduais paulistas aplicam o jeito tucano de ser: vence quem oferecer o maior retorno para o Estado.

E tem caminhoneiro que votou no Alckmin e no Aécio. Pode?

(20.10.2014)

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Para ver  fotos de aves por Santino Frezza: http://www.wikiaves.com.br/perfil_sanfrezza

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